top of page
HISTERECTOMIA - RETIRADA DO ÚTERO

A histerectomia é a cirurgia realizada com o objetivo de retirada total (colo e corpo do útero) ou subtotal do útero (corpo e manutenção do colo). 

A retirada do útero é indicada em casos de sangramento vaginal aumentado e dores menstruais intensas, principalmente associados a miomas, a endometriose, a adenomiose (endometriose do útero) e ao cancer ginecológico.
​
A histerectomia pode ser realizada por cirurgia convencional de laparotomia (corte de cesárea), via vaginal ou por vídeo laparoscopia.
​
A incisão por laparotomia deixa uma cicatriz de aproximadamente 12 cm e a paciente se recupera em 40 dias. Já a cirurgia de video laparoscopia é feita por 3 a 4 incisões de até 1,5 cm e o tempo de recuperação é mais curto (14 a 21 dias).

Cada método tem a suas indicações e as suas limitações. De modo geral, a histerectomia por vídeo laparoscopia oferece uma recuperação mais rápida para a paciente por ser minimamente invasiva e com menor tempo de internação, porém apresenta maiores custos devido aos materiais especiais utilizados.

A indicação da via de cirurgia depende de diversos fatores, entre eles podemos citar a experiência do ginecologista (especialização em vídeo laparoscopia), a disponibilidade dos materiais cirúrgicos, do tamanho do útero e de doenças associadas.
​
Podemos afirmar que, como primeira opção, sempre recomendamos a histerectomia por vídeo laparoscopia, por ser menos invasiva e por apresentar uma recuperação mais rápida. Porém, cada caso deve ser analisado pelo ginecologista da paciente.

A cirurgia de video laparoscopia para a retirada do útero é autorizada por praticamente todos os convênios médicos.
​
bottom of page